![]() |
Casal Partiu |
Nômade digital. Afinal, o que é isso? Como se tornar um? Quem são essas pessoas? Eu vou te apresentar um livro que conta tudo.
(Nômade Digital)
Estes profissionais podem ser divididos em três grupos:
- freelancers – profissionais independentes, sem vínculo empregatício;
- empreendedores – criam produtos e/ou serviços que permitam que eles trabalhem de qualquer lugar;
- e até mesmo funcionários com vínculo empregatício – com atividades que possam ser realizadas remotamente.
Agora uma característica que define e diferencia o “nômade”, é que ele não tem uma habitação fixa, fica frequentemente mudando de lugar.
Eu sou blogueira de viagem e tenho o sonho de me tornar uma nômade. Infelizmente o blog ainda não me traz recursos suficientes para viver só dele. Por conta disso, comecei a entrar nesse universo do nomadismo, conhecer pessoas e entender como eles estão fazendo. Tenho acompanhado muita gente e tem casos bem interessantes. Estou na busca de uma atividade que permita que eu me torne uma nômade digital, mantenha o blog e viaje pelo MUNDO.
Existem inúmeras possibilidades e não tem certo e nem errado, existem escolhas. Você pode ser um blogueiro e não ter nenhum interesse em ser nômade. Você pode ser nômade e não necessariamente ser um blogueiro Alguns até conseguem se imaginar como nômades, mas jamais fariam isso com filhos. Um universo relativamente novo e onde eu conseguiria encontrar essas informações?
Nesta busca, aproveitei a passagem de um casal de amigos, nômades, pelo Brasil, pelo Rio de Janeiro, Vinícius e Patricia, que formam o Casal Partiu, falei que estava cheia de dúvidas e que precisava muito conversar com eles. Neste encontro eles me contaram que estavam preparando um livro contando tudo o que eu queria saber e ainda tive o privilégio de antecipadamente receber alguns capítulos (e inclusive dar pitaco). Foi uma experiência fantástica!
![]() |
Eu fotografada pela melhor fotógrafa, minha amiga Pat Fig, do Casal Partiu |
Um pouco da história resumida de um casal nômade digital
Eles deixaram o Brasil em 2010 com o objetivo de morar na Argentina, mas esse plano nunca se concretizou. Descobriram o estilo de vida nômade digital pouco depois de chegarem às terras portenhas, o que os levou a seguir viagem e não fixar residência em país algum.
Ao longo dos últimos sete anos, o Casal Partiu esteve em centenas de cidades ao redor do mundo, passando por mais de 60 países. O trabalho remoto, para o Brasil, foi uma constante durante os anos de estrada. Ambos trabalham em home office há mais de uma década e mantiveram essa prática durante as viagens. O trabalho online, através de um negócio online próprio, foi fundamental para possibilitar esse estilo de vida.
Como ser um nômade digital
![]() |
Nômade Digital – trabalhe de qualquer lugar e viaje o quanto quiser |
Nômade Digital – trabalhe de qualquer lugar e viaje o quanto quiser
Sobre o livro
O livro Nômade Digital traz a experiência 44 nômades digitais brasileiros, assim como um guia completo sobre todos os aspectos deste estilo de vida. Ele é dividido em três volumes:
Volume I – Nômades digitais brasileiros (24 histórias de nômades do Brasil que envolvem um total de 42 pessoas)
Volume II – A história do Casal Partiu (biografia completa do primeiro casal de nômades digitais do Brasil, na estrada desde 2010)
Volume III – Guia completo do nômade digital (o “como faz” de todos os aspectos que envolvem este estilo de vida)
Volume I
Apresenta uma visão geral das opções que estão disponíveis para quem deseja tornar-se nômade. Traz exemplos concretos de nômades digitais que estão na estrada há anos. Mostra que tipos de trabalho eles fazem enquanto viajam, que desafios enfrentaram para tornarem-se nômades, o que aprenderam pelo caminho e muito mais.
Volume II
Apresenta a biografia do Casal Partiu Vinícius e Patricia contam o que aprenderam na estrada depois de passar por 66 países e mais de 300 cidades. Eles mostram quais são os melhores lugares do mundo para nômades digitais e apresentam todos os números do que gastaram ao longo do tempo. Com estes números, eles provam que gastam menos viajando pelo mundo do que gastavam morando no Brasil.
O guia completo do nômade digital mostra como lidar com:
Trabalho online
Viagem
Segurança
Dinheiro
Relacionamentos
Saúde
Transição
Tudo o que alguém precisa saber para tornar-se nômade é descrito em detalhes no guia.
Quer conhecer outras histórias do meu blog de viagem, visite o Olivia Garimpando Por Aí.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Olivia Garimpando Por Aí (@oliviagarimpandoporai) em