Melhores lugares para viajar pelo Rio de Janeiro depois da pandemia – Segunda dica

Visite Guapimirim
Visite Guapimirim


Como eu já disse no post anterior, estamos vivendo um período muito difícil e inesperado. Quem imaginou que, em 2020, o Planeta seria freado por um vírus que viajou de tão longe, trazendo com ele muitas mortes, dúvidas e incertezas quanto ao futuro, especialmente para o Turismo, que foi uma das áreas mais afetadas?
Minha proposta para quando isso tudo passar: que tal fazer um movimento semelhante a de um caracol, começando de dentro para fora, apoiando seu bairro, sua cidade, seu estado, seu país e então, num segundo momento, apostando em outros países?

Por que isso? Não sabemos como vai ficar o mundo, exigências poderão ser feitas pelos países para permitir a entrada de estrangeiros, dólar e euro nas alturas… Só depois de uma vacina que realmente imunize todos nós, teremos nossas vidas de volta, não como era antes, mas num mundo melhor e mais justo (tomara!). Se não aprendermos nada dessa lição, nada disso pelo qual estamos passando agora, fará algum sentido.

A campanha “Melhores lugares para viajar pelo (Rio de Janeiro) depois da pandemia” cresceu. Outros destinos já estão trabalhando no turismo local. Faça você também o seu papel e diga qual o melhor lugar para viajar perto de onde você vive, depois que isso tudo passar.

No primeiro post eu falei da região do Vale do Café e hoje eu vou falar de uma região belíssima, que se você ainda não conhece irá se surpreende: Guapimirim.



Café colonial em Guapimirim
Café colonial em Guapimirim


Então, segue mais uma dica de um lugar para viajar pelo Rio de Janeiro depois da pandemia. 

Você já visitou Guapimirim? 

Guapimirim é um dos municípios do estado do Rio de Janeiro, a 50 km da capital. A região também é conhecida como Serra Verde Imperial. Sua população estimada em 2019 era de 60.517 habitantes. Guapimirim ocupa uma área de 358.352 km², cercada pelas vizinhas Petrópolis, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí e Magé.

Desde a chegada dos portugueses ao Brasil, existem registros sobre o município de Guapimirim. Em 1755, é criada a Freguesia de Nossa Senhora D’Ajuda de Aguapehy-Mirim, anexada à Vila de Santo Antônio de Sá de Macuco. Em novembro de 1990, “Guapi”, como os munícipes se referem carinhosamente à cidade, foi emancipada. O nome do município vem do tupi “Aguapehy-Mirim” e se deve ao rio homônimo, cujo significado é “rio pequeno”.

Guapimirim ostenta um dos mais belos cartões postais do mundo, o famoso Dedo de Deus. Com mais de 70% de área verde e várias cachoeiras, é o local perfeito para quem gosta de trilhas e esportes radicais, e com enorme potencial turístico, cultural e econômico.

 

Por que Guapimirim é um dos melhores lugares para visitar no Rio de Janeiro?
É porque lá você encontrará experiências para todas os gostos e todas as idades: cultural, de aventura, natureza, rural e gastronômica

Guapimirim é para quem ama a natureza, adora descobrir atividades novas, é aventureiro. Também é para aqueles que buscam apenas o descanso com a família. E ainda serve para quem gosta de experiências cervejeiras ou da boa e velha cachaça.

Conheça algumas das atividades que você encontra na região.


Pico do Dedo de Deus

O Dedo de Deus, um dos mais famosos cartões postais conhecidos internacionalmente, foi durante muito tempo alvo de polêmicas. Muita gente pensa que não pertence à região de Guapimirim. Dedo de Deus não só fica no município como é de lá que se consegue o seu melhor ângulo, desde o Mirante do Soberbo, no alto da Serra de Guapimirim.



Dedo de Deus
Dedo de Deus

Cachoeiras, rios e trilhas

Guapimirim é cercada de verde, rios e cachoeiras. Se você é um apaixonado por belezas naturais, precisa conhecer o Circuito das Cachoeiras.

Lá você vai encontrar águas cristalinas e ar puro, conhecer o famoso Poço do Padre (ou do Escorrega), que já serviu de cenário para muitas novelas, o Poço do Encantado, no bairro Garrafão, um verdadeiro recanto escondido em meio aos vestígios do antigo trem que cortava a nossa serra, e as Piscinas do Rio Bananal, na altura do bairro Espinhaço.



Circuito das Cachoeiras
Circuito das Cachoeiras




Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, criado em novembro de 1939, fica a pouco mais de 7 km do Centro da cidade. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É o terceiro parque mais antigo do país, sendo também um dos melhores para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel. Nele você encontra belas cachoeiras, um museu, uma capela histórica, ruínas arqueológicas, trilhas, área para piquenique, camping, estacionamento e muito mais.

O Parnaso, como também é conhecido, ocupa 20.024 hectares protegidos nos municípios de Guapimirim, Petrópolis, Teresópolis e Magé, com a maior rede de trilhas do Brasil: mais de 200 quilômetros em todos os níveis de dificuldade. O roteiro de trilhas vai desde a trilha suspensa, acessível a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas e que tem como parada a famosa Pedra do Sino.




Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Parque Nacional da Serra dos Órgãos




Museu Von Martius (dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos) 

O Museu Von Martius, construído na antiga casa-sede da fazenda da Barreira, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, é uma das muitas atrações da região e do parque. Seu nome é uma homenagem ao botânico e naturalista alemão Friedrich Philipp Von Martius. Ele também é lembrado no Dia Nacional da Botânica, 17 de abril, data de seu nascimento, exatamente pela relevância de seu trabalho. Conhecedor de mais de 12 mil espécies da fauna e da flora brasileiras foi um dos membros da missão científica enviada ao Brasil pelos governos bávaro e austríaco, em 1817, tendo percorrido várias regiões do país a cavalo durante três anos, quando enfim se hospedou na fazenda do Soberbo – onde atualmente é possível conhecer alguns de seus escritos e também a casa onde ele viveu em Guapimirim. 

Museu Von Martius

Museu Von Martius

Pantanal

Vocês sabiam que existe um pantanal em Guapimirim? Sim, o Pantanal Fluminense, onde você vai observar pássaros, conhecer de perto o manguezal, a pesca artesanal, a casa do jacaré-de-papo-amarelo e o trabalho realizado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim, além de vivenciar a incrível observação do boto-cinza, espécie de golfinho que atualmente vive nos fundos da Baía de Guanabara. Tudo isso acompanhado por pescadores e barqueiros locais, devidamente autorizados e repletos de conhecimento sobre a região para compartilhar.

Pantanal Fluminense
Pantanal Fluminense

Experiência do Mel

Uma experiência além dos sabores, porque mais do que degustar o mel que as abelhas produzem, você vai poder conhecer toda a linha de produtos, e também contribuir adquirindo os produtos comercializados a partir deste trabalho no manguezal guapimiriense.

A experiência que dona Creuza e Seu Sidinho, que atuam no ramo há 35 anos, proporcionam, tem como objetivo conscientizar, valorizar e promover a importância da biodiversidade, a partir da relação das abelhas com plantas nativas e todo ecossistema no qual estão inseridas. Toda a experiência é autorizada pelo ICMBio a realizarem o manejo dos apiários em meio ao manguezal (o maior do Estado do Rio de Janeiro e o único preservado de todo o entorno da Baía de Guanabara), contribuindo assim com conservação do meio ambiente na região.



Mel do Pantanal
Mel do Pantanal



Observação de Golfinhos

O passeio que é realizado por pescadores e barqueiros locais, começa pelo Pantanal Fluminense, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim. A imagem dos botos-cinza nadando na Baía de Guanabara com o nosso Dedo de Deus e as demais montanhas da Serra dos Órgãos ao fundo ilustra tamanha riqueza. Depois, seguindo pelo rio Guaraí, conhecemos melhor o manguezal, a pesca artesanal e algumas aves típicas da região.


Observação de Golfinhos
Observação de Golfinhos



Algumas experiências etílicas e gastronômicas

Tour cervejeiro

Guapi já contabiliza mais de 25 produtores de cerveja artesanal, uma delas, a Rota Imperial, vem chamando a atenção de especialistas. Que tal uma experiência para conhecer um pouco da história da cerveja, da produção artesanal, compreender o processo de produção e, finalmente, degustar?

Apenas para maiores de 18 anos.



Cervejaria Rota Imperial
Cervejaria Rota Imperial



Cachaça São Joaquim

Em Guapi, você também precisa conhecer o alambique do Sítio São Joaquim,onde são produzidas aguardente branca e amarela, em barril de madeira europeu, há mais de 20 anos. Você irá conhecer desde o processo de fabricação de uma cachaça artesanal, e, além de degustar as cachaças, poderá degustar um delicioso caldo de cana.

Somente para maiores de 18 anos.



Cachaça São Joaquim
Cachaça São Joaquim


Sabores da Roça

Cercada de propriedades rurais que contam um pouco da vida do interior, a visita guiada conta um pouco dessa rotina. Desde o galinheiro, as frutas, passando pela horta, conhecer sobre as ervas, as flores, incluindo aí as comestíveis, e as PANC’s (plantas alimentícias não convencionais). É ou não é uma experiência para a toda a família?

Sabores da Roça
Sabores da Roça



Na gastronomia, você encontrará uma diversidade de sabores, da pizza à comida japonesa, passando pelo churrasco, hambúrgueres artesanais, comida mineira, sorvetes e lanches. Portanto, todas a opções do tradicional ao moderno.

Mais dicas sobe Guapimirim, um dos melhores lugares para visitar depois da pandemia

Onde se hospedar, como chegar e outras dicas sobre Guapimirim



Dicas de hospedagem, seguem algumas sugestões de pousadas e hostel na região.

Pousada Art & Flora Garden

Fica na Rua do Ipê, 15 – Cotia
Reservas por e-mail ou telefone:
adm@artefloragarden.com.br
(21) 2632-6289





Pousada Art & Flora Garden
Pousada Art & Flora Garden

Hostel e Camping Caminho das Montanhas

Fica na Travessa Paulo de Alencar Araripe, Cantagalo (último portão)
Reservas por e-mail ou telefone:
caminhodasmontanhas.guapi@gmail.com
(21) 99229-3456





Hostel e Camping Caminho das Montanhas
Hostel e Camping Caminho das Montanhas

Pousada Sonho Verde

Fica na Rua Comandante Barcelar, 114 – Centro
Reservas por e-mail ou telefone:
pousada@sonhoverde.com
(21) 2632-1206





Pousada Sonho Verde
Pousada Sonho Verde

Pousada Berro D’Água

Fica na Estrada do Parque da Serra da Caneca Fina, 291
Reservas por e-mail ou telefone:
pousadaberrodagua.guapimirim
@yahoo.com.br
(21) 2263-2281 / 2632-2593 / 99515-4212


Pousada Berro D’Água
Pousada Berro D’Água

Pousada das Orquídeas

Fica na Rua Dona Nethe, 20 – Caneca Fina
Reservas:
pousadaorquideas20.com.br
reservas.orquideas20@gmail.com
(21) 99447-9040 ou 26329128



Pousada das Orquídeas
Pousada das Orquídeas

Chalés Chafariz de Ouro
Fica na Rua Marta Alcântara Fares, 36 – Cotia
Reservas por e-mail ou telefone:
chafarizdeouro@hotmail.com
(21) 2632-5188




Chalés Chafariz de Ouro
Chalés Chafariz de Ouro

Pousada Sol Nascente

Fica na Estrada da Barreira, 577
Reservas por e-mail ou telefone:
solnasceguapimirim@gmail.com
(21) 2632-6897



Pousada Sol Nascente
Pousada Sol Nascente

Guapi Parque das Águas Clube

Fica na Estrada Cento e Onze, lotes 17 e 18 – Vila Olímpia
Reservas por e-mail ou telefone:
reservas.parquedasaguasguapi@gmail.com
(21) 97551-1762

Guapi Parque das Águas Clube
Guapi Parque das Águas Clube



Hotel Vale de Guapi

Fica na Rua Ione, 164 – Iconha
Reservas por e-mail ou telefone:
hotelvaledeguapi@gmail.com
(21) 2010-3929 | 99151-4147




Hotel Vale de Guapi
Hotel Vale de Guapi

Como chegar
Saindo do Rio de Janeiro você pode pegar a Avenida Brasil ou Linha Vermelha, seguindo pela Rodovia Washington Luiz (BR-040) em direção à Rodovia Rio-Teresópolis (BR-116).

Da Central do Brasil e do Terminal Menezes Cortes saem ônibus regularmente para a cidade.

Outras dicas

Todas essas atrações são muito bem alinhavadas através do maravilhoso trabalho desse casal que criou o Visite Guapimirim, da GuapimirimTur. A primeira agência de turismo receptivo do município, dedicando-se 100% à promoção da cidade enquanto destino turístico de alto valor na região Serra Verde Imperial.

Endereço: Rua Comandante Barcelar, 519 – Centro – Guapimirim – RJ
Telefone: +55 (21) 98827-5699
E-mail: contato@visiteguapimirim.com

Agora você não têm mais motivos para não conhecer esse lugar tão especial e pertinho do Rio de Janeiro. Assim que acabar a pandemia, dê um pulo lá, e aproveita que o o site do Visite Guapimirim está com algumas promoções e voucheres para utilizar depois, desse modo você ajuda a comunidade e já planeja a sua próxima viagem. 

Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.

Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.

Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Respostas de 16

  1. Estou sinceramente apaixonada por esse texto! Quantos opções incríveis vi aqui no seu "MELHORES LUGARES PARA VIAJAR PELO RIO DE JANEIRO DEPOIS DA PANDEMIA". Quero muito conhecer Guapimirim logo após a pandemia. E será possível, fácil fácil, RJ é coladinho a MG! Amei, obrigada!

  2. Caraca, eu nunca visitei Guapimirim, mas fiquei encantada com tantas atividades e passeios para realizar por lá! Preciso muito visitar, espero que essa pandemia acabe logo para podermos viajar com segurança. Beijos

  3. Eu simplesmente amei esse post! Sou carioca e o único que conheço de Guapimirim é o Parque da Serra dos Órgãos! Mas já fiquei interessadíssima nos outros passeios, principalmente nesse para ver os botos na Baía de Guanabara!

  4. Tomei essa iniciativa e estou tentando espalha-la, acho que esse deverá ser o movimento inicial e aos poucos vamos retomando. Beijos

  5. Sim, Guapi é surpreendente, tem muita coisa legal e passeios diferenciados.
    Acho muito importante agora nós apoiarmos esses destinos.
    Se cuida
    Beijos

  6. Eu conheci Guapimirim por acaso e me apaixonei. Já passei três carnavais lá inclusive o desse ano. Também é uma opção maravilhosa pq é bem animado e bastante seguro. Ainda n fiz tds os passeios disponíveis pela GuapiTur mas o que já conheci foi bastante pra amar esse lugar.

  7. Parabéns por essa iniciativa e pelo passeio delicioso por seu texto!
    Guapimirim teria sido minha última viagem se o mundo não houvesse parado e agora, com certeza, será a primeira pós pandemia.

  8. Sem dúvida estamos atravessando um momento muito difícil e resolvi criar essa campanha de incentivo a viagens próximas, e assim quem sabe, aos poucos, os negócios irem retornando.
    obrigada pelo seu feedback, é sempre maravilhoso recebê-los.

  9. Guapimirim pra mim passou a ser um refúgio recorrente, devido à proximidade, suas belezas naturais e a receptividade das pessoas que ali conheci. Fiz o passeio dos golfinhos, uma experiência emocionante, nunca esquecerei. A cada nova visita que faço novos pedacinhos de paraíso vou descobrindo. Sua matéria está impecável, parabéns!

  10. E é exatamente isso, um destino maravilhoso, pertinho do Rio (cidade) e que precisa ser divulgado.

    obrigada pela sua colaboração

    abraços

  11. Amei o texto. Há muitos anos atrás passei o Carnaval acampando no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e nunca mais voltei. Quanta coisa linda em Guapimirim. Quero conhecer cada cantinho.

  12. Amei o texto. Há muitos anos atrás passei o Carnaval acampando no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e nunca mais voltei. Quanta coisa linda em Guapimirim. Quero conhecer cada cantinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *