Pôr do sol em Cumuruxatiba em foto de Hudson Pontes |
20 praias mais bonitas de norte a sul do Brasil. Eu amo viajar, mas sim, eu amo praia. Carioca que não ama praia, já desconfio… Não fujo a essa regra, essa “mania” de ir à praia todo fim de semana e depois pensar no que mais fazer no fim de semana.
Durante muitos anos, como morava no subúrbio – o que significava longos engarrafamentos para ir à praia -, tive casas alugadas em cidades do litoral do Rio de Janeiro, Já tive casa alugada na Praia das Dunas, em Cabo Frio, em Arraial do Cabo e depois, por muitos anos, em Saquarema. Sim, já fui garota de Saquarema e desfilava no Saquarema de Banda, bloco de Carnaval da cidade.
A rotina era mais ou menos assim: trabalhar de segunda a sexta e “subir” para a praia sexta à noite ou sábado pela manhã. Na época da faculdade, tinha aula sábado e muitas vezes só viajava depois da aula, mas sim, era sagrado ir para Saquarema. Já até pensei em morar lá (mas depois que comecei a viajar já pensei em morar em vários lugares pelo mundo). Às vezes, voltava no domingo à noite. Muitas vezes, na segunda direto para o trabalho. Com o passar dos anos, os engarrafamentos foram ficando insuportáveis de tão constantes e eu fui desistindo dessa rotina, aliado ao fato de que comecei a viajar para outros lugares e a curiosidade de conhecer o mundo aumentou. Anos depois, surgiria o blog, sacramentando esse meu desejo por viajar e agora cada vez mais conhecer mais e mais lugares no Planeta.
Aos longo dos anos conheci muitos destinos, muitos deles nunca nem contados aqui, quem sabe um dia eu corrijo essa falha e escrevo sobre todos. Amo a Europa, cultura, museus, os templos da Ásia, as chapadas no Brasil, já subi o Pico da Bandeira no Alto do Caparaó, tem até aqui um post que fiz sobre cidades do interior, mas eu AMO uma praia.
Confesso que tenho uma queda pelas praias do nordeste, onde a água é quente, e eu ODEIO água fria, No Rio, por exemplo, a água é muito gelada e várias vezes vou à praia e nem entro na água.
Aqui vai uma pequena lista, porque nem coloquei todas, de praias que já tive o privilégio de conhecer e que são as minhas favoritas.
Minha Praia Preferida no Sul do Brasil
Praia de Morro das Pedras, Florianópolis
Praia de Morro das Pedras em Florianópolis, Brasil |
Só estive em Florianópolis uma única vez, mas fiquei encantada e ainda vou voltar com certeza. São várias praias e cada uma tem seu charme e, claro, públicos diferentes. O famoso “cada um na sua tribo”.
Tem de point dos ricos e famosos, como a Praia de Jurerê, a praia para crianças, como a Praia da Lagoinha. Praias para surfar como a Praia Brava, e praia selvagem, como a Praia Mole.
A Praia de Morro das Pedras talvez nem seja a mais bonita e com certeza não é a mais famosa e procurada, mas foi uma que me impactou bastante, talvez porque a primeira visão que tive dela tenha sido da Casa de Retiro Vila Fátima, de onde se tem um lindo mirante com uma visão deslumbrante.
A Praia de Morro das Pedras fica entre a Praia do Campeche e a Praia da Armação. Boas ondas para o surfe. Uma longa faixa de areia, que é algo que amo, porque eu amo caminhar na praia. Uma praia bem pacata, não fica muito cheia, talvez porque não seja uma praia muito tranquila para o banho, especialmente para as crianças. O costão de pedras é realmente de uma beleza muito especial e ficou como um lugar especial na minha lista de praias favoritas.
Minhas Praias Preferidas na Região Sudeste
Ilha Grande, Praia de Lopes Mendes
Já fui algumas vezes visitar a Ilha Grande, já me hospedei na Vila de Abraão, em Palmas e já fiz passeio de veleiro indo e voltando no mesmo dia. Tenho o desejo de dar a volta na ilha, quem sabe ainda não consigo realizar esse sonho.
Nesse post vou focar na Praia de Lopes Mendes, até agora minha preferida. Eu fui na trilha de Palmas até Lopes Mendes que dura, em média três horas, com paradas. Pode parecer muito tempo, mas, acredite, quando você chega, a beleza compensa todo o sacrifício. Se você não tiver disposição ou condição de fazer a trilha, não se preocupe. Existem outras maneiras de chegar, como de barco saindo da Vila do Abraão.
Essa é para mim uma das praias mais bonitas do Brasil e até do mundo. Extensa areia branca e fininha, mar com ondas que quebram mais pra dentro e sobram aquelas marolas para você se esbaldar. Se você ama praia e ainda não conhece esse paraíso, eu recomendo urgentemente que você mude isso. O único porém é que chove muito na região. Então, não arrisque o passeio se o tempo não estiver bom. Eu já passei um feriado por lá, com chuva, depois de dois dias tive que desistir. Fui para Saquarema (ainda tinha minha casa alugada lá na época rsrs).
Grumari, Rio de Janeiro
Situada em uma área de proteção ambiental, bem na cidade do Rio de Janeiro, preservada e com uma vista de tirar o fôlego no caminho, esse lugar, é muito especial.
Bem distante de Copacabana, não é uma praia muito frequentada por turistas, acaba sendo um point do carioca que quer se esconder e fugir das praias lotadas, mas que no verão, acabam lotadas também. Só tem como chegar de carro e tem limite de visitantes, portanto, dependendo do horário, você não consegue entrar ou só vai conseguir entrar depois que as pessoas começarem a sair,
No caminho para Grumari você passa pela Prainha, também belíssima. E também a Praia do Abricó, uma praia de nudismo.
Saquarema, Rio de Janeiro
Durante quase 15 anos da minha vida, durante a minha juventude, tive uma casa alugada em Saquarema, point do surfe, blocos de Carnaval, peixe frito e frescobol. Foram bons tempos, onde me diverti muito e, depois, como contei acima, desisti de ter uma casa de praia porque estava mais ambiciosa e queria desbravar outras praias pelo mundo. Mas não poderia deixá-la de fora da minha lista de praias preferidas.
Saquarema também tinha uma igrejinha no alto da pedra de onde se tinha uma visão predileta de toda a praia de Saquarema, de um lado, e Itaúna, do outro. Acho que gosto dessa ideia de ter essa visão macro da região, adoro um mirante, e adoro em qualquer lugar do mundo. Em Nova Iorque, Berlim ou Paris, sempre procuro uma visão privilegiada para entender a cidade, e é assim também nos lugares de praia, bom olhar lá de cima e ver a cidade escorada por essa imensa faixa de areia,
Uma cidade conhecida internacionalmente pelos campeonatos de surfe, mas que naquela época funcionava em volta da praça que ficava na vila e até hoje talvez ainda funcione assim. Confesso que faz muitos anos que não volto a Saquarema e é uma viagem que gostaria de fazer para matar saudade.
A água do mar no Estado do Rio de Janeiro, não só nas praias da cidade, é gelada. Saquarema não é diferente. Essa é uma praia de altas onda, não à toa sedia campeonatos, mas eu amava mesmo assim, caminhadas, mergulhos com cuidado para não tomar um “caixote”, um bronzeado de verão e muita paquera, tempo bom.
Praia das Dunas, Cabo Frio, Rio de Janeiro
Diferente de muita gente eu não sou apaixonada por Arraial (do Cabo), apesar de admitir que têm praias lindas, mas parece que lá a água ainda é mais gelada do que nas suas vizinhas, além da cidade ter crescido de uma maneira muito irregular o que eu acho que afetou muito a paisagem. Praia Grande, Prainha ou Pontal do Atalaia são lugares lindos, já até aluguei casa uma vez lá, mas não me apaixonei.
Mas entre Cabo Frio e Arraial do Cabo fica a Praia das Dunas, onde tive casa por um tempo e também tenho um carinho especial. A água é gelada sim, mas o mar azul esverdeado dessa região é de tirar o fôlego. Dessa região, essa é a minha preferida.
Não poderia deixar de citar em Cabo Frio, a Praia do Forte, a mais famosa e é realmente muito bonita, mas também sempre muito cheia,
Eu tenho uma dica muito especial: A melhor época para conhecer e frequentar essas praias é fora do verão, em qualquer das estações, até mesmo no inverno, que tem dias lindos, céu azul, e vamos combinar que no Rio de Janeiro não temos um inverno rigoroso.
Geribá, Búzios, Rio de Janeiro
Eu amo Búzios, e como sou do time das caminhadas, adoro passear pelas pequenas praias de Búzios. Mas a minha predileta é a badalada Geribá, justamente por ter uma faixa de areia mais extensa.
Adoro passear pela Rua das Pedras, adoro ter uma variedade de restaurantes para escolher. Decididamente, Búzios é a mais charmosa da região dos Lagos e com infinitas possibilidades na gastronomia.
Itaúnas, Espírito Santo
Bom, eu sou carioca, mas também sou forrozeira, uma paixão que descobri há mais de 20 anos e, Itaúnas, fora do nordeste, é a capital do forró. Itaúnas é um distrito do Município de Conceição da Barra, quase divisa com a Bahia e recebe no meio do ano o FENIT – Festival Nacional de Forró de Itaúnas.
Minhas Praias Preferidas no Nordeste
Cumuruxatiba, Bahia
Corumbau, Bahia
Caraíva, Bahia
Praia do Carro Quebrado, Alagoas
Praia dos Carneiros, Pernambuco
Praia da Conceição, Fernando de Noronha, Pernambuco
Praia de Tambaba, Paraíba
Praia de Pipa, Rio Grande do Norte
Nesse Brasil de tantas praias lindas, realmente acaba sendo redundante falar como nosso litoral é maravilhoso, mas quando estive em Natal e visitei várias praias em diferentes cidades, fiquei encantada com o litoral de norte a sul e a cor da água do Rio Grande do Norte.
Praias lindas, água quente, uma cor de mar azul esverdeado de beleza estonteante e dentre tantas praias, Pipa, a mais famosa, não decepciona.
Pipa fica no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Um charmoso vilarejo com lindas praias, falésias, mirantes, observação dos golfinhos.
Tenho uma história bem curiosa sobre a minha visita a Pipa. Estava em Natal de férias e um casal de amigos, também de férias, foi me encontrar por lá. Decidimos alugar um carro para conhecer Pipa. Saímos de Natal para passar o dia com a roupa do corpo, chapéu e protetor solar. Quando chegamos em Pipa nos encantamos, depois de um passeio de barco onde vimos os golfinhos, e resolvemos ficar mais um dia. Procuramos uma pousada e compramos alguns itens para o pernoite. No dia seguinte fomos até quase a Paraíba, numa praia chamada Sibaúma e decidimos ficar mais um dia. Assim descobri que nem precisava da mala que tinha levado. Foi também nesse passeio a Pipa que decidimos fazer um pacote para Fernando de Noronha, que na época, recebiam voos saindo de Natal.
Canoa Quebrada, Ceará, Brasil |
Eu já estive 3 vezes em Fortaleza e em todas elas fui a Canoa Quebrada, duas delas bate e volta
Eu adoro vilas charmosas com aquela mistura de lojinhas, restaurantes e boa música, sabendo que “boa” é uma questão muito relativa, o que é bom para mim pode não ser para o outro, mas em Canoa, encontrei o meu amado reggae e deu match.
Jericoacoara, Ceará
Das três vezes que estive no Ceará, fiquei uns dias em Jericoacoara, e é o que recomendo. Atualmente tem um passeio de um dia saindo de Fortaleza e que faz muito sucesso, eu, particularmente, não vejo o menor sentido. Esse momento Instagram, onde basta chegar no lugar e tirar uma foto no principal cartão postal, postar e contar como checked, completamente fora de controle e de um turismo que não pretendo incentivar.
Cada vez mais o Planeta dá os sinais de desgaste e de que precisa ser mais respeitado. O Turismo como um todo – tanto os profissionais de turismo e também os turistas – precisa dessa releitura com mais respeito e conservação. Precisamos praticar um Turismo Responsável. Pior é que todo mundo está fazendo turismo hoje para o Instagram que não paga nem destino e nem turista pelo material produzido gratuitamente para a plataforma. Estive agora em outubro em Jericoacoara pela terceira vez e fiquei muito chocada com a transformação que está acontecendo por lá, e por isso trouxe essa reflexão importante. Mas, enfim, vamos deixar essa discussão para outro post.
E vamos falar do que é bom, o Ceará é maravilhoso. São quase 600 km de extensão, e dentre tantas praias, a magnifica Jericoacoara, uma de minhas grandes paixões, aquela que está na minha seleta lista de lugares que eu já quis largar tudo e ir morar.
Também uma charmosa vila, que realmente cresceu muito nos últimos tempos, mas ainda continua única. Agora tem até aeroporto, o que já contribuiu para esse crescimento. Jeri tem praias, tem lagoas, tem dunas e bares, restaurantes, pousadas incríveis. A rotina dessas vilas não são muito diferentes, uma praia ou um passeio durante o dia e um passeio pela vila toda de areia à noite, para um jantar, uma música e um romance porque ninguém é de ferro.
Desde 2017 têm mais uma novidade, assim como Noronha, tem uma taxa de turismo. Atualmente esse valor é de R$30,00 por 7 dias de permanência. Você pode pagar pela Internet e eu acabei até esquecendo porque das outras vezes ainda não tinha essa cobrança, ou direto na vila na chegada. Você precisa mostrar o comprovante para entrar na vila, logo depois do guichê, e precisa também mostrar na pousada. E independentemente se é bate e volta ou uma semana, o valor é o mesmo. Após sete dias serão R$3,00 por dia. Mais informações aqui.
Minhas Praias Preferidas no Norte do Brasil
Salinópolis, Pará, Brasil |
Recentemente, conheci o Pará. Comecei por Alter do Chão, em Santarém, Belém. A praia de Salinópolis era um lugar que tinha bastante curiosidade, especialmente pelas imagens que sempre chegam de lá com os carros dividindo a praia com os banhistas. Vi de perto, é verdade, os carros lá são praticamente os nossos guarda-sóis.
Outra coisa bem surpreendente é a variação das marés, e olha que conheço bastante dessa variação da minha experiência em Cumuruxatiba, que em Pataxó significa grande diferença entre a maré baixa e a maré alta. Salinópolis também tem uma variação bem significativa e me surpreendeu, o que parece ser realmente uma mudança que já faz parte do aquecimento global. Vi casas que foram construídas de frente para o mar, onde provavelmente antigamente o mar não subia tanto e hoje, quando a maré sobe, você não consegue entrar ou sair da sua própria casa. Bem curioso!
Alter também é uma vila, acho que vocês já perceberam que sou chegada nesse estilo. Um passeio ou uma praia (de rio) durante o dia e uma vila charmosa à noite para um jantar, uma música e até uma dança, porque em Alter do Chão eu fui dançar um carimbó, é claro.
Praia do Amor, Alter do Chão, Pará, Brasil |
E se quiser dicas de praias fora do Brasil, a Adelaide Pereira, do Turista Imperfeito tem dicas preciosas sobre uma famosa cidadezinha de praia siciliana.
Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.
Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.
Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.
Respostas de 8
Lista sensacional e certeira para a turma do pé na areia. Algumas eu já conheço (Pipa, Trancoso, Ilha Grande são queridinhas. E Grumari, como é quintal de casa, também tem meu amor!). Mas descobri muita coisa nova por aqui e aproveitei para "roubar" várias ideias pra minha lista de desejos. Adorei!
Eu sou suspeita porque sou apaixonada por praia e sol. E eu ainda deixei algumas de fora, vou ter que preparar a parte 2….hehe
beijos
Lendo o seu post tive a certeza absoluta de que ainda tenho muito areia para pisar… rsrs! Não sei se um dia terei condições de conhecer todas as belezas desta lista, mas nunca se sabe! E, sim, consigo imaginar perfeitamente você chamando de lar cada uma delas! Beijão!
Uau, uma lista de respeito ! Nao conheco algumas de suas indicacoes, ja devidamente anotadas, tais como Noronha, Saquarema e Alter do Chao. Sou tb apaixonada por uma boa caminhada pela areia da praia. Fui lendo seu post e rememorando algumas das minhas viagens fantasticas por praias brasileiras. Uma viagem !!!!
Olívia, que surra de lugares lindos. Eu sou como você, amo uma praia. Praia brasileira, então, é o meu fraco. Pena que moro fora, mas aos pouquinhos eu chego lá.
Um abraço!
E olha que ainda cabiam mais praias……ahahahaha
beijos
Eu definitivamente sou uma pessoa solar, amo uma praia e um pé na areia. Esse verão parecer que vai ser bem chuvoso e já está batendo uma tristezinha. beijocas
Eu amo uma praia brasileira de água quente ahahahahaha
No Rio mesmo, onde moro, tenho pavor da água gelada…
beijos