![]() |
Foto da fachada do Museu do Ipiranga, em São Paulo |
O Museu do Ipiranga, também conhecido como Museu Paulista, é um dos mais importantes museus do Brasil. Localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o museu foi fundado em 1895 com o nome Museu de História Natural. Visitar o Museu do Ipiranga é uma experiência incrível para quem gosta de história e arte.
Museu do Ipiranga, um dos mais importantes museus do Brasil
O edifício foi projetado pelo arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, em estilo neoclássico, e abrigou a primeira Escola Politécnica de São Paulo. Em 1919, o prédio foi doado ao governo do estado de São Paulo. Em 1922, novos acervos foram formados em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.
Em agosto de 2013 o museu foi fechado ao público para obras e restauros. Desde então, o museu passou por várias reformas e ampliações, e foi reaberto em 2022, tornando-se um dos mais importantes do país.
O museu abriga uma das mais importantes coleções de arte e objetos históricos do Brasil, com mais de 125 mil peças, incluindo obras de arte, mobiliário, utensílios domésticos e documentos históricos.
![]() |
Foto interna do Museu do Ipiranga, em São Paulo |
Se estiver visitando São Paulo, você irá encontrar na Civitatis, uma parceira do blog, diversas atividades, transfers e atrações em São Paulo. São diversas opções de passeios, com guias em português, com valores em reais e que você pode até dividir no cartão.
O que você não pode deixar de visitar no Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga é dividido em várias seções, cada uma delas contendo exposições diferentes.
Você encontra exposições de longa duração. Entre os destaques estão o Saguão, a Escadaria e, o Salão Nobre, um dos principais espaços do museu, com uma impressionante coleção de pinturas históricas e mobiliário antigo. Destaque para a pintura “Independência ou morte!”, de Pedro Américo.
O Jardim do Museu, um belo jardim com esculturas e fontes, é um espetáculo à parte.
Como chegar no Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga está localizado na Rua dos Patriotas, 20, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
![]() |
Independência ou Morte, quadro de Pedro Américo no Museu do Ipiranga, em São Paulo |
O Museu do Ipiranga funciona de terça a domingo, das 11h às 17h.
Ingressos gratuitos, com a doação voluntária de 1kg de alimento.
Abertura em feriados conforme a programação.
Ingressos agendados pelo site (Sympla), com tolerância máxima de 15 minutos de atraso.
Há também entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês. É importante verificar as informações atualizadas no site do museu antes de planejar sua visita.
![]() |
Museu do Ipiranga totalmente restaurado |
Dicas extras e informações úteis para visitar o Museu do Ipiranga
Para aproveitar melhor a visita ao Museu do Ipiranga é importante usar sapatos confortáveis. O museu é grande e pode ser cansativo passar várias horas explorando todas as exposições. Sugiro que você faça com calma e com pequenos intervalos para descansos, e assim conseguir aproveitar melhor tanta riqueza de informações e conhecimentos. Além disso, se possível, é importante evitar dias de grande movimento, como fins de semana e feriados, para ter uma experiência mais tranquila.
Acessibilidade
O Museu do Ipiranga é um museu acessível, possui elevadores, escadas rolantes, banheiros em todos os pisos, além de muitos recursos tecnológicos que trazem muita acessibilidade.
Os ingressos são transferíveis. Uma pessoa pode ceder o bilhete para outra, sem a necessidade de modificar o cadastro.
Após a aquisição do ingresso, ele será enviado por e-mail ou ficará disponível em sua conta Sympla. Não é necessário imprimir o bilhete, que pode ser apresentado na tela do smartphone ou tablet.
Atendimento preferencial: idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos têm atendimento prioritário na bilheteria, com o direito a ingresso extra para um acompanhante.
Crianças até 6 anos não precisam de ingresso.
Pessoas com deficiência e um acompanhante não precisam fazer reserva, basta retirarem os ingressos na bilheteria.
Não é permitido entrar no Museu do Ipiranga com bolsas grandes, mas não se preocupe, tem guarda-volumes e é gratuito. Eu fui direto do aeroporto com mala e cuia.
Atenção – o museu fecha às segundas-feiras.
Hoje em dia todo mundo quer tirar fotos e fazer filmagens: no interior do Museu do Ipiranga podem ser feitas,
sem autorização prévia, fotos particulares ou acadêmicas. Não são permitidos ensaios fotográficos (casamentos, aniversários etc), o uso de flash e acessórios como tripés e bastões.(visita em abril/2023)
Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.
Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.
Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto, ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.